Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/polic396/public_html/bkp-pcia/admin/conectar.php on line 2
Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018
CAPA
NOTÍCIAS
VÍDEOS
GALERIA DE FOTOS
CHAT
AGENDA
SOCIAL
QUEM SOMOS
ANUNCIE
CONTATO


Home Page
Favoritos

WhatsApp Policia e Cia
fb/policiaeciaoficial
@policiaecia
Envie torpedos SMS grátis
TV's Online

Rádios Online

Sites Úteis
Policia Rodov.Federal
Polícia Federal
Bombeiros MG
Polícia Militar MG
Polícia Civil MG
Detran MG
Tribunal de Justiça MG
Justiça Militar MG
Portal do MP
Consultar CEP
Consulta Veículos MG
Lista telefônica
Anteced. Criminais PC
Anteced. Criminais PF
Certidao Negativa Justiça Federal
Certidao Negativa Tribunal Eleitoral
Agência Brasil
Agência Minas
Cadastro Nacional de Veículos
Jornal O Tempo


Parceiros
Pascoal On Line
Matipó Vip
Universo Policial
Blog da Renata
Portal Caparaó
Mutum On Line
Ipanews - Ipanema
Jornal O Campeão
Manhuagito
Portal Vila Nova
Jornal Regional
Portal da Mata
Blog Willian Chaves
Comendador Fabricio
Lovantino
Blog do Cabo Júlio
Amigos de Caserna‏
Blog Debate Policial
Blog do Cabo Fernando
Matipo Web
TV Super Canal
Jornal de Bolso
Manhuaçu Noticia
Jornal o Combatente
Instituto Caminhar
Pontinhos de Minas
TV COM


Bookmark and Share

Colunistas
A influência das drogas na criminalidade

Desenvolvido pela ArtePlus - www.arteplus.infoGetulio Vargas de Lacerda
Segurança Pública
getuliovlacerda@hotmail.com
Delegado de Policia Nível II
Esp. em tóxicos
Pós graduado em Direito Penal, Proc. Penal e Público
Professor Direito Proc. Penal
Multiplicador Policia comunitária
Palestrante - Mult Denarc – SP

Apresentador Programa TV Catuai Falando Sério - Anti Drogas e Programa Personna.

Idade: 49 Anos, Casado, 03 Filhos, Thalles 20 Anos, Thais 17 e Lucas 12.

Rel: Evangélico, Diácono da Igreja O Brasil para Cristo em Manhuaçu-MG.
Cursos: Dentre Os Acima, Possui Diversos Na Área Policial- Inteligência Policial - Anti Seqüestro.

“ muitas ameninas estão vendendo seu corpo , para adquirirem drogas”.

Atualmente no sistema penitenciário a quase totalidade dos presos tem envolvimento direto ou indireto com o mundo das drogas, quer seja como traficantes, ou como usuários.

Nas ocorrências policiais que são geradas diariamente em todo o Estado, um grande percentual é em decorrência do uso de drogas, pois os delitos são gerados por pessoas que estão sob o efeito de substâncias tóxicas ou praticando delitos com o intuito de conseguir dinheiro para a compra e o consumo das mesmas.

Outro efeito nefasto das drogas é com relação às meninas, as quais usam o próprio corpo através da prostituição para conseguir o dinheiro para adquirir as drogas para a sustentação do vício.

Os meninos considerados infratores, em virtude do cometimento de Atos Infracionais praticados, em aproximadamente 80% dos casos tem relacionamento direto com furtos ou roubos, sendo que o dinheiro obtido é utilizado em sua quase totalidade para a aquisição de drogas para seu consumo.

Importância do combate ao narcotráfico

O combate ao narcotráfico é fundamental para o auxilio a prevenção, pois é através do fornecimento de drogas através dos grandes traficantes aos pequenos vendedores os quais fazem a sua “distribuição” nas ruas, nos colégios e nos mais diversos locais, e em todas as cidades, até nos menores municípios, onde tais fatos antigamente eram considerados como um caso atípico, também são atingidos por esses comerciantes da morte.

A ação eficaz do Estado no combate ao narcotráfico propicia ao consumidor eventual, que é uma grande parcela dos consumidores, ao constatarem uma ação mais efetiva contra os traficantes, com as conseqüentes prisões e apreensões, que resultam diretamente na diminuição da oferta de drogas nas ruas, faz com que os mesmos tenham dificultado o acesso aos vendedores, ou por estarem sem drogas para fornecerem, por terem sido presos, e principalmente faz com que esses consumidores eventuais com receio de também serem presos se afastem e não consumam drogas.

É através destas ações, que apesar de parecerem num primeiro momento inócuas é que propicia que seja dado mais um passo em direção a uma sociedade mais justa e perfeita, longe do mundo das drogas.

Todas as pessoas que participam direta ou indiretamente no combate ao narcotráfico estão fazendo a sua parte como membros da sociedade.

As pessoas que através do anonimato estão colaborando através do telefone 181 – NARCODENÚNCIA, são verdadeiros Super Heróis, pois com um pequeno gesto podem estar salvando muitas vidas, e apesar de serem sabedores que o resultado de sua ação através da denúncia dos traficantes ser totalmente anônima e que ninguém irá saber do trabalho que prestou a sociedade como um todo, em seu intimo, cada cidadão Super Herói sabe que ao chegar em sua casa e olhar para a sua família terá contribuído para um mundo melhor.

Da mesma forma os agentes públicos que atuam no combate ao narcotráfico não estão apenas cumprindo o seu dever, mas também estão fazendo o seu papel como cidadão e como pai de família, pois assim como hoje podem estar efetuando a prisão de um traficante que está vendendo suas drogas para pessoas totalmente estranhas, amanhã estes traficantes poderão estar vendendo suas drogas para os seus filhos, assim sendo, o combate ao narcotráfico não interessa apenas a um pequeno grupo, mas sim a toda a sociedade, pois ninguém pode dizer que está livre dos traficantes ou das mazelas provocadas pelos mesmos através das drogas que vendem diariamente nas ruas, não só de nossa cidade, mas nas ruas de todas as cidades, independente da classe social de quem lá mora.

O mundo em que vivemos para ser melhor ou pior depende exclusivamente da ação ou omissão de cada um. O Estado está fazendo a sua parte, mas sem a colaboração dos Super Heróis que anonimamente fazem a sua parte, a construção de uma sociedade mais justa e perfeita ficará cada dia mais distante.

Foram contratados para o Programa Narcodenúncia – 181, um total de 34 (trinta e quatro) portadores de deficiência.

Dessa forma, além de estarmos combatendo o narcotráfico, também estamos possibilitando o acesso ao mercado de trabalho àqueles que estão à procura de um emprego que, em muitos casos, independente de suas capacidades são discriminados.

Em nossa região , necessitamos de uma delegacia especializada no COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS, e que trabalhe também a PREVENÇÃO, com um grupo de profissionais policiais, treinados por uma divisão de PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO, assim teremos resposta ás ações, pode não acabar , o que seria até utopia de minha parte dizer isto, numa forma total demagógica, mas sim de resolver parte dos problemas de nossa cidade e do que circunda Manhuaçu, pois dos valores repassados para o Estado de Minas Gerais, pelo Governo Federal, cerca de 467 milhões,  apenas segundo a subsecretaria antidrogas,  deve dar para o começo do enfrentamento ao Crack, temos um número de 340 mil usuários de Crack no Estado, temos também, usuário de álcool, que dependem de tratamento, de tirá-los das ruas , enfim o problema é crônico, o que não podemos deixar é que as soluções também se tornem um problema crônico, muitas vezes , com suas veias entupidas pelo embaraço da burocracia, pelo comodismo de algumas pessoas que podem usar do seu poder e não usam. Hoje sinceramente precisamos pensar numa estrutura independente de vínculo de uma  ou outra secretaria , sem dúvida precisamos de primeiramente nos capacitar, aprimorarmos nosso conhecimento para enfrentarmos o problemas da droga em nossa cidade e pensar numa SECRETARIA MUNICIPAL DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA, nos moldes de algumas cidade pelas quais pude ver o funcionamento.

Dedicado á Dra Beatriz Prata – Sec Municipal  de Ação Social-COMAD.

As opiniões expressas ou insinuadas neste site pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do site www.policiaecia.com.br ou de seus representantes.

Jaqueline Andrade Jornalista - contato@policiaecia.com.br



A matéria foi acessada 6504 vezes.






Leia também:


Quem somos - Termos de Uso e Privacidade - Anuncie - Gerenciar
©2009-2018- Site Policiaecia.com.br - Todos os direitos reservados.
Arte Plus - Marcelo Ivanir