Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/polic396/public_html/bkp-pcia/admin/conectar.php on line 2
Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018
CAPA
NOTÍCIAS
VÍDEOS
GALERIA DE FOTOS
CHAT
AGENDA
SOCIAL
QUEM SOMOS
ANUNCIE
CONTATO


Home Page
Favoritos

WhatsApp Policia e Cia
fb/policiaeciaoficial
@policiaecia
Envie torpedos SMS grátis
TV's Online

Rádios Online

Sites Úteis
Policia Rodov.Federal
Polícia Federal
Bombeiros MG
Polícia Militar MG
Polícia Civil MG
Detran MG
Tribunal de Justiça MG
Justiça Militar MG
Portal do MP
Consultar CEP
Consulta Veículos MG
Lista telefônica
Anteced. Criminais PC
Anteced. Criminais PF
Certidao Negativa Justiça Federal
Certidao Negativa Tribunal Eleitoral
Agência Brasil
Agência Minas
Cadastro Nacional de Veículos
Jornal O Tempo


Parceiros
Pascoal On Line
Matipó Vip
Universo Policial
Blog da Renata
Portal Caparaó
Mutum On Line
Ipanews - Ipanema
Jornal O Campeão
Manhuagito
Portal Vila Nova
Jornal Regional
Portal da Mata
Blog Willian Chaves
Comendador Fabricio
Lovantino
Blog do Cabo Júlio
Amigos de Caserna‏
Blog Debate Policial
Blog do Cabo Fernando
Matipo Web
TV Super Canal
Jornal de Bolso
Manhuaçu Noticia
Jornal o Combatente
Instituto Caminhar
Pontinhos de Minas
TV COM


Bookmark and Share

Colunistas
Dia Internacional da Mulher

Desenvolvido pela ArtePlus - www.arteplus.infoArildo Paulo Viana
Teologia e Direito
vianaarildo@ig.com.br

Teologia, Filosofia e Direito.



No de 06 de março de 2012, a Loja Maçõca Triplice Aliança, com sede em Manhuaçu antecipou a comemoraçao do Dia Internacional da Mulher solenemente numa reuniao Solene. Os trabalhos foram abertos pelo Veneravel Mestre, Jose Gouvea Teixeira Junior que fez um pronunciamento engrandecendo o valor e o apreço que a maçonaria tem pelas mulheres. Encerrando suas palavras com agradecimento a todos os presentes, em particular as mulheres, e em ato contínuo concedeu a palavra ao palestrante da reunião, o irmão Arildo Paulo Viana, que fez o seguinte pronunciamento sobre o tema: Dia Internacional da Mulher

“A beleza da mulher alegra o rosto e supera todos os desejos do homem. Se nos lábios dela existe bondade e doçura, o seu marido é o mais feliz dos homens. Quem adquire esposa tem o começo da fortuna, pois ela é auxiliar semelhante a ele e coluna de apoio. Onde não há cerca, a propriedade é saqueada, e onde não há mulher, o homem vagueia gemendo”. “A mulher virtuoso e a coroa do seu marido”. (Rei Salomão). “Não e bom que homem esteja so”. (Apóstolo Paulo).

O Dia 08 de Março foi criado para celebrar os feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela bravura e por muitas lutas das mulheres do passado e do presente. Um marco histórico, quando em Nova York, as mulheres tecelãs reivindicavam salários justos e jornada de trabalho reduzida, de 16 h para 10 h, ocasião em que foram reprimidas com violência, sendo incendiadas e mortas carbonizadas no interior de uma fábrica, onde aproximadamente 130 mulheres foram cruelmente mortas por uma causa justa. A luta das mulheres continuou e continua a fim romper as barreiras do preconceito cultural ou de qualquer natureza, e até mesmo legais em alguns países neste mundo afora.

Depois de 08 de março de 1857, várias heroínas lutaram pela igualdade e pelo tratamento justo e equânime entre homem e mulher. No ano de 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Mas somente com o movimento feminista da década de 1960 foi que as mulheres passaram a ter uma vida com mais liberdade e no ano de 1975, a data “08 de Março” foi designada o “Dia Internacional da Mulher”, patrocinada pela ONU. Esta data deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações, leis, violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países. Isto mesmo, diversos, pois ainda existem vários que tratam as mulheres como objeto sexual para servir ao homem e para a procriação tão somente.

Lembrando que no Brasil, a mulher passou a ser cidadã em 24.02.1932 com direito ao voto.

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

Em vários paises do mundo a mulher é a mandatária maior da nação, como no Brasil. Alguns estados são governados por uma mulher. Muitos postos chaves da nação são ocupados por mulheres no executivo, legislativo, judiciário em vários níveis. 14 Mulheres são chefes de Estado ou de governo no mundo inteiro. Bem que poderia ser muito maior para ser melhor.

As mulheres estão presentes na direção de diversas empresas públicas e privadas, além de sua atribuição biológica de gerar vidas e cuidar delas com amor e muito afeto. Rendemos orgulhosamente homenagens às mulheres neste dia tão significativo, de valor imensurável aos nossos olhos.

Curiosamente, pesquisa divulgada pela Organização das Nações (ONU) revela que as mulheres vivem mais que os homens em todas as regiões do mundo e surpreendentemente existem 57 milhões de homens a mais do que mulheres no universo. Relembrndo a seguir algumas mulheres que no passado e no presente fizeram ou fazem parte da história modificadora do status feminino até a presente data:

Cleópatra - É uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade. Foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte.

Joana d’Arc - Francesa, heroína da Guerra dos Cem Anos, lutou contra os borguinhões e os aliados ingleses. Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi uma mártir canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva.

Carlota Joaquina - Espanhola que foi princesa do Brasil e rainha de Portugal por seu casamento com D. João VI de Bragança. Ficou conhecida como A Megera de Queluz, pela sua personalidade forte e porque foi isolada no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa por ter conspirado contra o príncipe.

Princesa Isabel - Foi a última princesa imperial do Brasil e regente do Império por três ocasiões, na qualidade de herdeira de seu pai, o imperador D. Pedro II. Foi a 3ª Chefe de Estado brasileira após sua avó Leopoldina e sua trisavó Dona Maria I. Foi cognominada a Redentora por ter através da Lei Áurea, abolido a escravidão no Brasil. Maria Quitéria - Nascida em Feira de Santana, 27 de julho de 1792, foi militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Considerada a Joana d’Arc brasileira, é a ‘patrono’ do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.

Anita Garibaldi - Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em Laguna (SC) em 30 de agosto de 1821 e morreu em Mandriole, Itália em 4 de agosto de 1849. Foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”.

Madre Teresa de Calcutá - Agnes Gonxha Bojaxhiu conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá ou Beata Teresa de Calcutá foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada por muitos como a missionária do século XX. Margaret Thatcher - Primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do Governo na Grã-Bretanha. Entre 1970 e 1974.

Maria da Penha Maia Fernandes é uma brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas, é líder de movimentos de defesa dos direitos da mulher, vítima emblemática de violência doméstica. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar. Na prática a lei precisa e muito evoluir, mas foi sem dúvida um passo importantíssimo. Dilma Rousseff - Esta tem o poder nas mãos para fazer parte desta lista de forma positiva. Depende muito dela os rumos da naçao Brasileira.

MARIA LACERDA MOURA – Manhuaçuense nascida na zona ruricula em 16 de maio de 1887 e faleceu no Rio de Janeiro em 20 de março de 1945 foi uma anarquista brasileira que se notabilizou por seus escritos pioneiros sobre feministas. Suas principais obras: Em torno da Educação; Renovação; A fraternidade na escola (1922); A mulher hodierna e o seu papel na sociedade (1923); A mulher é uma degenerada? (1924); Lições da Pedagogia (1925); Religião do amor e da beleza (1926); De Amundsen a Del Prete (1928); Civilização, tronco de escravos (1931); Amai-vos e não vos multipliqueis (1932); Serviço militar obrigatório para a mulher? Recuso-me… (1933); Han Ryner e o amor no plural (1933); Clero e Fascismo, horda de embrutecedores (1933); Fascismo – filho dileto da Igreja e do Capital (1933); Português para os cursos comerciais (1940); O Silêncio (1944).

Finalmente, manifestamos de público com muita alegria, amor e carinho que nenhuma mulher aqui citada é mais importante do que aquela que está ao nosso lado no dia a dia, aquela que inundou os nossos corações de afeto e amor para sempre.

Parabéns companheiras queridas que vieram enfeitar as nossas vidas e junto a nós para edificarmos uma família. Que os irmãos solteiros sejam respctivamente agraciados com preciosas companheiras muito em breve, como as nossas amadas aqui presentes.

Exemplos bíblicos de mulheres: Sara, Rute, Ester, Debora, Raquel, Maria Mae de Jesus, Maria Madalena e muitas outras.

SARA : Esposa de Abrão, Conhecida como a mãe de multidões. Sejam como Sara e não desistam nunca dos seus sonhos. Sejam confiantes em Deus e nas promessas dEle.

RUTH: Princesa moabita, imbuída de elevados ideais, não estava satisfeita com a idolatria de seu próprio povo e quando chegou a oportunidade, abriu mão do privilégio da realeza em sua terra, aceitando uma vida de pobreza entre um povo que ela admirava.

RAQUEL: Ela teve uma vida de oração que deve ser seguida por nós. A oração nos leva até o trono de Deus, onde podemos derramar nossas preocupações, problemas e amarguras que são transformados em uma canção de júbilo e louvor ao Senhor.

ESTER: Uma jovem judia deportada que se tornou a rainha da Pérsia e muito admirada pelos judeus e cristaos.

DEBORA: Sacerdotiza, profetiza e juíza grega. Seu nome signifca “do pai”. MARIA, MAE DE JESUS: cheia de graça, abençoada entre as mulheres, por ter sido escolhida para ser a mãe de Jesus, que aceitou obedientemente a enfrentar desafios, obstáculos angustiantes, inclusive ver seu filho sendo torturado até a morte física sem ter praticado nenhum erro ou crime, mas jamais amaldiçoou Deus. Ela deixou muitos e muitos exemplos, ensinamentos, virtudes e mais virtudes a serem seguidos.

Muito Obrigado pela atenção pela honra de poder dirigir estas palavras para este seleto público.

As opiniões expressas ou insinuadas neste site pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do site www.policiaecia.com.br ou de seus representantes.



A matéria foi acessada 6718 vezes.






Leia também:


Quem somos - Termos de Uso e Privacidade - Anuncie - Gerenciar
©2009-2018- Site Policiaecia.com.br - Todos os direitos reservados.
Arte Plus - Marcelo Ivanir